Macron pede reconhecimento do direito dos palestinianos a um Estado

O Presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu hoje perante o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que Israel deve reconhecer o direito legítimo dos palestinianos a ter o seu próprio Estado.

Notícia

© Kobi Gideon (GPO) / Handout /Anadolu via Getty Images

Lusa
24/10/2023 12:35 ‧ 24/10/2023 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

A segurança da região "não estará garantida" se Israel "não aceitar o direito legítimo dos palestinianos a ter um território e um Estado em paz e segurança ao lado de Israel", afirmou Macron.

Para Macron, "a segurança de Israel não pode ser duradoura sem a retoma decisiva do processo político com os palestinianos".

Macron viajou hoje para Israel para expressar a solidariedade da França na sequência do ataque de 07 de outubro do Hamas que provocou 1.400 mortos, segundo as autoridades de Telavive.

"O Hamas é um grupo terrorista, portanto não encarna a causa palestiniana. Deve ser combatido com a força e a causa palestiniana deve ser compreendida", afirmou Macron, citado pela agência espanhola EFE.

Após o ataque de 07 de outubro, Israel declarou guerra ao Hamas e tem bombardeado a Faixa de Gaza desde então, com um saldo de mais de 5.300 mortos, de acordo com o grupo islamita.

Depois de Israel, Macron deverá deslocar-se hoje à tarde a Ramallah, na Cisjordânia, para se reunir com o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas.

Leia Também: Presidente francês propõe coligação internacional para combater Hamas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas