"Declarações insultuosas". Arménia convoca embaixador russo
A Arménia convocou terça-feira o embaixador da Rússia em Erevan para protestar contra as "declarações insultuosas" para com as autoridades do país difundidas na televisão russa, num novo caso de tensão entre os dois países tradicionalmente aliados.
© Reuters
Mundo Arménia
Em comunicado, o ministério do Assuntos Estrangeiros da Arménia disse que protestou contra "a emissão de um programa na estação federal russa Pervy Kanal, durante a qual foram feitas declarações insultuosas e totalmente inaceitáveis contra altos responsáveis arménios".
Yerevan não especificou o programa alvo da reclamação, mas o Pervy Kanal transmitiu na segunda-feira um programa onde foi criticado o primeiro ministro da Arménia, Nikol Pashinian, pela sua gestão do conflito com o Azerbaijão e pela sua aproximação ao Ocidente.
Os dois países, tradicionalmente aliados, atravessam há vários meses um período de tensão.
A Arménia acusa Moscovo de a ter abandonado quando o Azerbaijão enviou as suas tropas para tomar de assalto o enclave separatista de Nagorno-Karabakh, agora controlado por Baku após a ofensiva relâmpago.
Por seu lado, a Rússia acredita que a Arménia abandonou o controlo do enclave desde que reconheceu a soberania do Azerbaijão sobre a região e se recusou a ajudar os separatistas.
Temendo pela sua segurança, Yerevan tem tentado aproximar-se do Ocidente nos últimos meses, organizando exercícios militares com os Estados Unidos e recebendo promessas de entrega de armas da parte da França.
A Arménia também ratificou a sua adesão ao Tribunal Penal Internacional, um gesto considerado hostil por Moscovo, desde que a instância emitiu um mandado de detenção contra o presidente russo, Vladimir Putin.
Leia Também: Azerbaijão anuncia exercícios militares com a Turquia perto da Arménia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com