Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º

África do Sul chama diplomatas em Israel para sinalizar preocupações

O Governo da África do Sul disse hoje que vai chamar os seus diplomatas em Israel para sinalizar as suas preocupações face aos bombardeamentos israelitas em Gaza.

África do Sul chama diplomatas em Israel para sinalizar preocupações
Notícias ao Minuto

21:49 - 06/11/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

Citado pela Agência France Presse (AFP), o executivo criticou ainda as posições assumidas pelo embaixador israelita na África do Sul, denunciando "observações depreciativas" para com os que se opõem "às atrocidades cometidas".

O movimento Hamas já apelou a Pretória para que corte todos os laços com Israel.

Por sua vez, o ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel disse apoiar o seu embaixador na África do Sul, "que representa a posição do Governo e do povo israelita".

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, 10.022 palestinianos foram mortos e mais de 25.400 ficaram feridos desde o início da guerra.

Entre as vítimas estão 4.104 crianças e 2.641 mulheres.

A 07 de outubro, o Hamas -- classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel - efetuou um ataque de dimensões sem precedentes a território israelita.

Iniciou-se então uma forte retaliação de Israel àquele enclave palestiniano pobre, desde 2007 controlado pelo Hamas, com cortes do abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre que completou na quinta-feira o cerco à cidade de Gaza.

Em 27 de outubro, Israel iniciou uma incursão terrestre que já avançou até à Cidade de Gaza, a principal cidade da Faixa de Gaza.

Leia Também: HRW apela ao fim do envio de armas para Israel e grupos palestinianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório