A paixão pelo ballet fez com que um homem de 63 anos deixasse para trás o seu trabalho como varredor de rua para se tornar numa estrela das redes sociais.
Desde cedo que a dança se tornou numa paixão para Liu Ziqing. O homem, que assistia a espetáculos de dança com regularidade, teve de dedicar-se a outras áreas para conseguir sobreviver.
Natural de uma família pobre, da Mongólia, trabalhou durante vários anos na agricultura, até mais tarde se dedicar à carreira de varredor de rua.
Apesar disso, nos seus tempos livres, continuava a treinar.
Há 10 anos, quando tinha 53 anos, Liu Ziqing viu um anúncio para um curso de bailarino e decidiu arriscar e lutar pela oportunidade de mudar de vida.
"Durante todos estes anos, andei a pensar em dançar. Um dia, vi um curso básico de ballet na televisão, o que me deu a ideia de que devia tentar aprender a dançar", explicou Ziqing numa entrevista à televisão chinesa, citada pelo 20 minutos.
O homem relata que teve de fazer muitos sacrifícios para atingir o seu objetivo, e que chegaram mesmo a chamá-lo de louco por ter começado tão tarde, mas não se queixa de nada. Como explicou, o ballet não só o "faz feliz", como também fez "maravilhas" à sua saúde. "Costumava ter problemas de estômago. Depois de dançar regularmente durante a última década, os problemas de estômago desapareceram quase todos", diz.
Agora, 10 anos mais tarde, e numa altura em que se torna bailarino profissional, Liu Ziqing afirma que quando está nas aulas de dança volta a sentir-se jovem e que é um homem feliz.
"Aku ingin melakukan apa yang aku impikan saat masih muda"
— TMI Hari ini (@TMIHARINI) November 10, 2023
Liu Ziqing, tukang sapu jalanan di Tiongkok, memulai perjalanannya untuk menjadi penari ballet di usia 53 tahun
Ia pun sering dianggap 'gila' karena gemar berlatih ballet di usia yang tak lagi muda
Namun, ia tak peduli pic.twitter.com/juaF2FAhAs
Leia Também: "Momento particularmente difícil". GNR ajuda crianças após acidente na A1