O chefe de segurança dos filhos do narcotraficante 'El Chapo' foi detido, na quarta-feira, em Sinaloa, no México, depois de ter sido indiciado pelas autoridades norte-americanas e procurado durante meses.
De acordo com a ABC News, a detenção aconteceu numa propriedade privada, por volta das 13h30 locais (20h30 em Portugal continental). O homem, que trabalha para os filhos do narcotraficante, detido nos Estados Unidos, era procurado pelas autoridades, que ofereciam uma recompensa de três milhões de dólares pela sua captura. Nestor Isidro Pérez Salas era procurado por conspiração, importação e distribuição de fentanil nos Estados Unidos, mas também por homicídio e tortura no México.
"Este homem é um psicopata completo", considerou um antigo responsável pela Agência Antidrogas dos EUA, Mike Vigil.
Pérez Salas alegadamente protegia os filhos de 'El Chapo', cujo verdadeiro nome é Joaquín Guzmán, e ajudava-os no negócio da droga. Os filhos do narcotraficante lideravam uma fação do cartel em questão conhecido como 'Chapitos', identificada como um dos principais exportadores de fentanil para os Estados Unidos. A droga provoca cerca de 70 mil mortos por ano no país.
Un juez de distrito de amparo en materia penal otorgó la suspensión de oficio y de plano en contra de la ejecución de una posible extradición fuera de procedimiento en favor del presunto narcotraficante Néstor Isidro El Nini Pérez Salas pic.twitter.com/Ps1td8uges
— Eco_1_LVM (@Eco1_LVM) November 23, 2023
O grupo coliderado por Pérez Salas é considerando "extremamente violento", sendo composto por muitos elementos "que receberam treino militar em várias áreas, nomeadamente no âmbito de combate urbano, armas, táticas especiais e proficiência em atiradores de elite".
Segundo a ABC News, Pérez Salas terá torturado um agente federal mexicano em 2017. O agente terá sido torturado durante duas horas, perfurando os seus músculos com uma saca-rolhas, arrancando-os e colocado pimenta nas feridas, segundo as autoridades norte-americanas, citadas pela imprensa.
Outras pessoas, rivais, terão sido levadas para propriedades dos 'Chapitos' e sido torturadas - e sido reais experiências humanas. "Enquanto muitas vítimas eram alvejadas, outras eram dadas, vivas ou mortas, aos tigres" que pertencem ao grupo dos filhos de 'El Chapo'. Os 'Chapitos' "criavam tigres e mantinham-nos como animais de estimação".
Así presumía en redes Néstor Isidro Pérez Salas “El Niño”, jefe de seguridad de Los Chapitos, los tigres blancos que tenía en uno de sus ranchos en Sinaloa, los cuales fueron ya asegurados por la SEDENA tras la captura de este narcotraficante pic.twitter.com/kDlaaATRvM
— Don E (@kkolosio) November 23, 2023
Para além dos testes em laboratório, o grupo liderado por Pérez Salas fazia testes em pessoas, injetando pequenas doses de fentanil até que estes sofressem overdoses.
Em 2022, os líderes, Pérez Salas e Jorge Figueroa Benitez, "fizeram experiências numa mulher que era suposto alvejarem" e "injetaram repetidamente fentanil em pequenas doses até que esta morreu".
O presidente dos EUA, Joe Biden, agradeceu às autoridades mexicanas na quinta-feira pela detenção. "Quero gradecer ao presidente [do México] Lopez Obrador e ao Exército pela captura de El Nini [como também era conhecido] e elogiar os homens e mulheres corajosos que levaram a cabo com sucesso esta operação", referiu o líder norte-americano em comunicado.
“Por quase três anos, El Nini tem sido um dos criminosos mais procurados do México e dos Estados Unidos, indiciado pelos Estados Unidos por seu papel na perpetração de violência e no tráfico ilícito de fentanil para os Estados Unidos”, rematou.
Leia Também: Filha de 'El Chapo' lançou cerveja artesanal em homenagem ao pai