Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Papa saúda tréguas e libertação de reféns e pede diálogo para a paz

O Papa Francisco congratulou-se hoje com as tréguas nos combates entre Israel e o Hamas e com a libertação de alguns reféns, apelando à liberdade para todos e a mais ajuda humanitária para Gaza.

Papa saúda tréguas e libertação de reféns e pede diálogo para a paz
Notícias ao Minuto

13:13 - 26/11/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Hoje damos graças a Deus porque finalmente há tréguas entre Israel e a Palestina e alguns reféns foram libertados", disse o Papa no final da oração do Angelus, com um clérigo a ler o texto na vez de Francisco, que se encontra engripado.

Francisco apelou para que os reféns sejam libertados o mais rapidamente possível, que chegue mais ajuda humanitária a Gaza e que se insista no diálogo.

"Pensemos nas suas famílias. Este é o único caminho, o único caminho para a paz. Aqueles que não querem o diálogo não querem a paz", concluiu.

Na sexta-feira e no sábado, o Hamas entregou 41 reféns israelitas e estrangeiros detidos em Gaza ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), enquanto Israel libertou 78 prisioneiros palestinianos.

O acordo prevê a troca de 50 reféns do Hamas por 150 prisioneiros palestinianos durante os quatro dias da trégua, que pode ser prolongada e oferece um primeiro alívio à população de Gaza.

O exército israelita calcula que o Hamas tenha feito 240 reféns em 07 de outubro. Segundo as autoridades israelitas, 1.200 pessoas, na sua maioria civis, foram mortas durante o ataque.

Como represália, Israel prometeu "eliminar" o Hamas, classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE), bombardeando incessantemente o território palestiniano e lançando uma ofensiva terrestre em 27 de outubro, até à obtenção de uma trégua.

Na Faixa de Gaza, segundo as autoridades lideradas pelo Hamas, 14.854 pessoas, das quais 6.150 com menos de 18 anos, foram mortas nos ataques israelitas.

Leia Também: Israel diz que apreendeu 1,1 milhões de euros em dinheiro ao Hamas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório