Uma cria de rinoceronte da Sumatra, em vias de extinção, nasceu na ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, no sábado, anunciaram as autoridades locais esta segunda-feira
Ao que noticia a Associated Press, é o segundo rinoceronte da Sumatra nascido no país este ano da espécie que atualmente conta com menos de 50 animais.
A fêmea chamada Delilah deu à luz uma cria macho de 25 quilos num santuário para rinocerontes da Sumatra no Parque Nacional de Way Kambas, na província de Lampung, no extremo sul da ilha de Sumatra.
A cria é de um macho chamado Harapan, que nasceu no Jardim Zoológico de Cincinnati em 2006. Foi o último rinoceronte de Sumatra do mundo a ser repatriado para a Indonésia, o que significa que toda a população de rinocerontes de Sumatra se encontra atualmente na Indonésia.
A espécie está "criticamente ameaçada" pela destruição do habitat da floresta tropical devido às mudanças climáticas e por caçadores furtivos que matam os animais pelos seus chifres, que são apreciados para fazer ornamentos e para utilização na medicina tradicional na China e noutras partes da Ásia.
"Este nascimento é também o nascimento do segundo rinoceronte de Sumatra em 2023 e sublinha o empenho do governo indonésio nos esforços de conservação dos rinocerontes na Indonésia, especialmente do rinoceronte de Sumatra", afirmou a ministra do Ambiente e das Florestas da Indonésia, Siti Nurbaya Bakar, numa declaração escrita.
Siti Nurbaya Bakar acrescentou ainda que, de um programa de liberdade parcial no parque, onde vivem 10 animais, este é o quinto nascimento de rinoceronte de Sumatra registado.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Vídeo mostra nascimento de rinoceronte bebé em zoológico de Inglaterra