Após mais de duas semanas, todos os 41 trabalhadores soterrados num túnel rodoviário que desmoronou no norte da Índia foram, esta terça-feira, retirados do local.
Após vários contratempos, engenheiros militares e mineiros trabalharam manualmente para abrir caminho através da rocha e dos escombros, a fim de desobstruir a última secção e chegar aos homens, presos há 17 dias.
Às 15h10, já tinham sido retirados todos os trabalhadores do interior do túnel, avança o repórter Neville Lazarus, da Sky News. Foram retirados para um local seguro por equipas de resgate.
O relógio marcava 14h25 [horas locais] quando surgiram as primeiras notícias de que dois homens já tinham saído do interior do túnel, marcando o início do fim desta operação que já levava vários dias.
अभी तक कुल 10 श्रमिक सुरक्षित निकाले जा चुके हैं#Uttarakhand #UttarkashiRescue #Tunnel pic.twitter.com/Zhr2TWOkAN
— Ajit Singh Rathi (@AjitSinghRathi) November 28, 2023
As pessoas que foram trazidas à superfície estão agora a ser levadas de ambulância para um hospital próximo do local. Os homens com ferimentos graves serão levadas para um hospital maior, mais a sul, para receberem tratamento.
Presos em túnel desde 12 de novembro
Os 41 homens, recorde-se, encontravam-se presos no local desde 12 de novembro, quando um deslizamento de terras provocou a derrocada de uma parte do túnel de 4,5 quilómetros que estavam a construir, a cerca de 200 metros da entrada.
As autoridades começaram a fornecer aos trabalhadores refeições quentes através de um tubo de 15,24 centímetros de diâmetro, no início da semana passada, depois de terem passado dias a sobreviver com alimentos secos enviados através de um canal mais estreito. O oxigénio chega por um canal separado.
Uttarakhand está repleto de templos hindus, e a construção de autoestradas e edifícios tem sido constante para acomodar o fluxo de peregrinos e turistas.
Este túnel faz parte da estrada Chardham, um projeto federal emblemático que liga vários locais de peregrinação hindu.
[Notícia atualizada às 15h11]
Leia Também: Índia. Trabalhadores soterrados em túnel resgatados "em breve"