O maestro Valery Gergiev, apoiante do regime do presidente russo Vladimir Putin, foi nomeado diretor do teatro Bolshoi, passando a dirigir agora as duas principais estruturas de teatro do país, sendo a outra o teatro de Mariinsky, em São Petersburgo.
Em declarações no Teatro Bolshoi, na sexta-feira, a vice-primeira-ministra russa, Tatyana Golikova, disse que Gergiev lideraria a instituição durante cinco anos, segundo avança o Guardian.
O maestro é conotado como apoiante de Putin desde a década de 1990, sendo uma das caras a favor da anexação da Crimeia, em 2014.
Pouco depois de as tropas russas lançarem a invasão em grande escala da Ucrânia, Gergiev foi demitido do cargo de maestro principal da Orquestra Filarmónica de Munique. Em geral, o Ocidente tem boicotado Gergiev pelo seu apoio ao presidente russo.
A Rússia iniciou uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, que levou à morte de milhares de civis até ao momento, bem como à deslocação obrigatória de milhões de ucranianos, que fogem da guerra.
Desde então, o mundo Ocidental tem colocado sanções aos principais oligarcas russos que apoiam o regime de Vladimir Putin, para além de outras figuras que apoiem a invasão da Ucrânia.
Leia Também: "Deu medo mas foi lindo". Bailarina dança em topo de prédio de 281 metros