Dois cocktails molotov foram atirados, na manhã desta segunda feira, contra a fachada do consulado da Rússia, em Marselha, França, relata a estação televisiva local BFMTV.
De acordo com o meio de comunicação, não houve danos, nem feridos. No entanto, as circunstâncias para a explosão, que aconteceu por voltas das 8 horas (7h, em Lisboa) ainda são desconhecidas e os autores ainda não foram identificados.
O cônsul-geral russo confirmou ao jornal local La Marseillaise que a explosão aconteceu dentro do edifício.
"Exigimos que o país aprove medidas abrangentes e rápidas para a investigação, bem como medidas para fortalecer a segurança das instituições estrangeiras russas", disse a representante oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, à imprensa russa, adiantando que o sucedido tem "sinais de ataque terrorista".
No local estão cerca de 30 bombeiros, tendo a polícia isolado a área.
Note-se que a explosão acontece no dia em que se assinala o terceiro aniversário do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Marselha, a segunda maior cidade de França e um importante porto do Mediterrâneo, alberga uma população diversificada, mas não tem uma comunidade russa notavelmente numerosa.
A França tem assistido a vários protestos contra a guerra da Rússia na Ucrânia desde 2022, incluindo manifestações em Marselha, Paris e outras cidades.
[Notícia atualizada às 10h10]
Leia Também: Kyiv reivindica ataque contra a refinaria na Rússia