Desde sábado, as chuvas têm afetado a cidade de Katesh, no norte da Tanzânia, a cerca de 300 quilómetros a norte da capital Dodoma, provocando fortes deslizamentos de terra que arrastaram dezenas de veículos e casas.
"Já contámos 68 mortos e as buscas prosseguem", declarou a responsável regional, Queen Sendiga, depois de um anterior balanço indicar 57 mortos.
"Acreditamos que há mais corpos a serem recuperados", afirmou o primeiro-ministro Kassim Majaliwa durante uma visita a Katesh, acrescentando que outras 116 pessoas ficaram feridas.
As operações de busca e salvamento ainda estão a decorrer com a ajuda do exército, para encontrar pessoas que possam ter sido soterradas pela lama.
As imagens transmitidas pelas estações de televisão locais mostravam ruas cheias de destroços de casas, enquanto o tráfego e o fornecimento de eletricidade estavam interrompidos.
Cerca de uma centena de casas foram "engolidas pelas ondas de lama", disse a responsável regional.
A África Oriental tem sido atingida desde há semanas por chuvas torrenciais e inundações ligadas ao fenómeno meteorológico El Niño, que deslocou mais de um milhão de pessoas na Somália e causou mais de 300 mortos na região.
O fenómeno El Niño, geralmente associado ao aumento das temperaturas, à seca em certas regiões do mundo e a chuvas torrenciais noutras, deverá manter-se até abril.
Leia Também: Pelo menos 47 mortos em deslizamentos de terras na Tanzânia