Pessoas "fedorentas" serão multadas e expulsas de bibliotecas em Montreal
Medida será aplicada a partir do dia 1 de janeiro. Nem todos estão de acordo.
© Shutterstock
Mundo Canadá
A Câmara Municipal de Montreal, no Canadá, decidiu que, a partir do dia 1 de janeiro de 2024, as pessoas "fedorentas" serão expulsas de qualquer uma das 45 bibliotecas públicas da cidade.
A medida polémica faz parte de um novo projeto de regulamento relativo às bibliotecas que os municípios canadianos estão a adotar.
De acordo com o jornal local La Presse, a medida mais drástica foi tomada por Montreal. A partir do próximo ano, a falta de higiene passará a ser proibida nas bibliotecas da cidade. Se alguém for 'apanhado' a cheirar mal, será multado e expulso, o que está a gerar uma onda de críticas.
"É um ultraje!", afirmou Annie Savage, diretora de uma instituição que apoia sem-abrigo. "Há cada vez mais lugares públicos, pagos com o nosso dinheiro, a proibirem a entrada de pessoas sem-abrigo. Isso é extremamente chocante e alarmante", realçou, classificando a medida como "arbitrária".
Já Céline Bellot, diretora do observatório social da Universidade de Montreal, questionou "quem tem o poder de decidir quem cheira bem e que cheira mal?", salientando que esta medida é "chocante", uma vez que "é uma repressão ao acesso ao espaço público" e um "estereótipo para levar à punição de pessoas".
Leia Também: Disco de vinil voltou a biblioteca nos EUA com 47 anos de atraso
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com