"Estamos próximos do final do ano, mas continua a haver muito trabalho por fazer. O nosso foco continua a ser tentar encontrar uma forma de avançar relativamente aos restantes processos, especialmente no que diz respeito à migração. As pessoas esperam que cumpramos e devemos fazê-lo", sublinhou.
Na presença do Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola destacou que o contexto atual de mudança geopolítica coloca uma "responsabilidade conjunta na promoção da justiça social, da democracia e do Estado de direito".
"Os cidadãos recorrem a nós para defendermos os valores europeus", disse.
A dirigente agradeceu a Espanha o apoio à Ucrânia e à equipa espanhola pelo que alcançou na presidência do Conselho da União Europeia, que terminará no final de dezembro.
Metsola apontou a Lei da Inteligência Artificial como um trabalho inédito no mundo para gerir esta matéria e promover a inovação e considerou que com a legislação sobre matérias-primas críticas fica garantido o abastecimento da UE e a soberania europeia.
"Com um acordo político sobre uma diretiva anti-SLAPP (ações judiciais estratégicas contra a participação pública), protegeremos os jornalistas", disse.
Leia Também: Presidente do PE garante que ativistas iranianos "não estão sozinhos"