Homem resgatado depois de se perder junto a erupção vulcânica na Islândia
População está a ser aconselhada a manter-se afastada.
© Jeff J Mitchell/Getty Images
Mundo Islândia
Um homem teve de ser resgatado, depois de se perder perto da área afetada pela erupção vulcânica que se iniciou na segunda-feira na Islândia, a sul da capital Reiquiavique, mais precisamente a poucos quilómetros a nordeste de Grindavik.
De acordo com o Iceland Monitor, que cita o oficial da guarda costeira Asgeir Erlendsson, o resgate aconteceu na última noite e o homem foi encontrado são e salvo, tendo sido levado, de helicóptero, para um local seguro.
Inicialmente, acreditava-se que duas pessoas estariam em perigo, mas tal não se confirmou.
A Proteção Civil do país tem aconselhado as pessoas a manterem-se afastadas do local da erupção. Já no dia de hoje, um especialista em segurança pública disse à população para ficar em casa, para entrar no "espírito natalício", em vez de tentar uma arriscada viagem até aquela área.
Ao longo dos últimos dias, as autoridades têm tentado afastar as pessoas que chegam ao local.
De notar que, a 11 de novembro, os habitantes de Grindavik, uma pitoresca vila de 4.000 habitantes, foram retirados por precaução após centenas de terramotos causados pelo movimento de magma sob a crosta terrestre, precursor de uma erupção vulcânica. Estes islandeses só podem visitar as suas casas em determinados horários do dia.
A península de Reykjanes, a sul da capital Reiquiavique, foi poupada a erupções durante oito séculos, até março de 2021. Desde então, ocorreram outros dois, em agosto de 2022 e julho de 2023, um sinal, para os vulcanologistas, de retomada da atividade vulcânica na região.
A erupção vulcânica começou pouco depois das 22h30 de segunda-feira.
Trinta e dois sistemas vulcânicos são considerados ativos neste país de fogo e gelo, a região mais vulcânica da Europa.
A erupção mais significativa aconteceu em 2010, quando o vulcão Eyjafjallajokull causou enormes nuvens de cinza que durante dias afetaram o ar e os voos em toda a Europa.
Leia Também: Islândia. As espetaculares imagens da terra de fogo e gelo após erupção
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com