Autoridade Palestiniana saúda acusação sul-africana de genocídio em Gaza

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Autoridade Nacional Palestiniana (PNA) saudou hoje a denúncia apresentada ao Tribunal Internacional de Justiça pela África do Sul, que acusa Israel de cometer "genocídio" na Faixa de Gaza.

Notícia

© Khalil Alkahlut/Anadolu via Getty Images

Lusa
29/12/2023 21:52 ‧ 29/12/2023 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

"O Estado da Palestina saúda a decisão do Governo da África do Sul de iniciar um processo contra Israel" perante o tribunal, afirmou o ministério, em comunicado.

"A política, os atos e as omissões declarados de Israel de natureza genocida são cometidos com a necessária intenção específica de destruir o povo palestiniano sob a sua ocupação colonial e regime de 'apartheid', em violação das suas obrigações sob a Convenção do Genocídio", acrescentou.

O Governo de Israel reagiu hoje com "repúdio" à acusação de "atos de genocídio" das suas forças em Gaza, apresentada pela África do Sul, retorquindo que este país "coopera com uma organização terrorista".

"Israel rejeita com repúdio a difamação (...) propagada pela África do Sul e o seu recurso ao Tribunal Internacional de Justiça [ICJ, na sigla em inglês]", reagiu o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, Lior Haiat, através da rede social X (antigo Twitter).

Leia Também: Cisjordânia. Cinco soldados feridos em ataque (e suposto agressor morto)

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas