Idoso de 92 anos é a pessoa mais velha a atravessar o Grand Canyon a pé
Após 34 horas e dois minutos - sendo que, destas, 21 horas e 15 minutos foram a andar -, Alfredo chegou ao destino.
© Guinness World Records
Mundo Guinness World Records
Um idoso de 92 anos tornou-se a pessoa mais velha do mundo a atravessar o Grand Canyon, nos Estados Unidos, de uma ponta à outra a pé. O feito foi alcançado no passado dia 15 de outubro e recentemente reconhecido pelo Guinness World Records.
Alfredo Aliaga Burdio é espanhol, mas reside em Berlim, na Alemanha. Em 2006, após a mulher ter morrido com esclerose múltipla, decidiu que queria revisitar os locais onde tinham viajado juntos. Um desses locais era o Grand Canyon, no estado do Arizona.
"Já fiz caminhadas no Grand Canyon muitas vezes na minha vida", contou ao Guinness World Records.
Em outubro de 2022 atravessou o Grand Canyon com o filho em apenas quatro dias e decidiu que iria tentar bater o recorde até então detido por John Jepkema, de 91 anos. "Já tinha lido sobre o recordista anterior, o senhor John Jepkema, que eu admirava imensamente", disse.
"Eu sabia que era apenas alguns meses mais novo do que ele e pensei que tinha uma grande hipótese de estabelecer um novo recorde no ano seguinte", explicou.
Os treinos começaram em janeiro e o idoso caminhava cerca de 12 de quilómetros todos os dias. Em outubro, deu então início àquela que seria a caminhada da sua vida.
92-year-old trained every day to become oldest person to cross the Grand Canyon rim-to-rim on foot https://t.co/HjAqoQXpon
— Guinness World Records (@GWR) January 2, 2024
A travessia pelo Grand Canyon é caraterizada por zonas muito íngremes, mas Alfredo nunca desistiu e compromete-se a fazer uma pausa por hora.
"Eu estava muito cansado após as primeiras cinco hora. O que me surpreendeu foi que, após uma pausa de cerca de 15 minutos, alguma comida e eletrólitos, recuperei e senti-me novamente forte e estava pronto para enfrentar as sete horas seguintes", recordou, acrescentando que pensava "nos passos seguintes" e não na distância que ainda faltava percorrer.
Após 34 horas e dois minutos, 21 horas e 15 minutos das quais a andar, Alfredo chegou ao destino. Foi recebido com aplausos por várias pessoas e espera que a sua caminhada mostre que nunca é tarde para fazer algo.
Leia Também: Este homem é o mais rápido do mundo a vestir roupa interior. Ora veja
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com