EUA apelam a Pyongyang para cessar "ações desestabilizadoras"

Os Estados Unidos instaram hoje a Coreia do Norte a parar com suas "ações desestabilizadoras" e a retomar a diplomacia, após Pyongyang disparar centenas de bombas no Mar Amarelo, perto de ilhas remotas sul-coreanas.

Notícia

© Reuters

Lusa
05/01/2024 20:34 ‧ 05/01/2024 por Lusa

Mundo

EUA

"Instamos a República Popular Democrática da Coreia [RPDC, Coreia do Norte] a abster-se de novas provocações, ações desestabilizadoras e a retomar a diplomacia", disse o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller.

"Apelamos particularmente à RPDC para que se envolva em discussões substantivas para identificar formas de gerir os riscos militares e criar uma paz duradoura na Península Coreana", acrescentou, insistindo que "os Estados Unidos não têm intenções hostis" em relação a Pyongyang.

A Coreia do Norte afirmara previamente que os bombardeamentos perto de duas ilhas sul-coreanas foram "uma resposta natural e uma contramedida" aos exercícios militares realizados por Seul, informou o órgão estatal KCNA.

Os Estados Unidos são aliados da Coreia do Sul, onde têm tropas estacionadas.

A Coreia do Norte, país isolado por sanções internacionais devido ao seu programa nuclear e desrespeito pelos direitos humanos, rejeitou repetidamente propostas de diálogo com administração do Presidente norte-americano, Joe Biden.

O líder norte-coreano reuniu-se três vezes com o ex-Presidente Donald Trump, mas das discussões não resultou nenhum acordo duradouro.

Leia Também: Pyongyang diz que disparos sobre ilhas sul-coreanas foram resposta

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas