O Supremo Tribunal dos Estados Unidos disse, esta sexta-feira, que irá apreciar o recurso apresentado pelo antigo presidente norte-americano Donald Trump relativamente à decisão da Justiça do Colorado de o considerar inelegível para as primárias republicanas.
As declarações orais neste caso foram marcadas para 8 de fevereiro.
"As questões apresentadas nesta petição são de excecional importância e requerem urgentemente a pronta resolução deste tribunal", disseram os advogados de Trump citados pela ABC News.
O recurso chegou ao Supremo Tribunal na quarta-feira, pedindo uma revogação da decisão do Supremo Tribunal do Colorado que o considerou inelegível porque esteve "envolvido em insurreição", no âmbito da invasão ao Capitólio norte-americano, a 6 de janeiro de 2021.
O Maine tomou uma medida semelhante, e a equipa de Trump, em resposta, também apresentou um recurso para ver a decisão revogada.
"A decisão do Supremo Tribunal do Colorado privaria inconstitucionalmente milhões de eleitores no Colorado e provavelmente seria usada como modelo para privar dezenas de milhões de eleitores em todo o país. Na verdade, a secretária de Estado do Maine, num processo administrativo, já usou os procedimentos do Colorado como justificação para retirar ilegalmente o presidente Trump das eleições daquele estado", lê-se no requerimento da equipa legal de Trump sobre o Colorado.
Leia Também: Presidenciais nos EUA? Trump recorre de decisão da justiça de Colorado