Estado Islâmico reivindica autoria de explosão em bairro xiita de Cabul

O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou, no sábado, a autoria da explosão de uma bomba num miniautocarro num bairro xiita em Cabul, que causou dois mortos e 14 feridos.

Notícia

© WAKIL KOHSAR/AFP via Getty Images

Lusa
07/01/2024 06:16 ‧ 07/01/2024 por Lusa

Mundo

Cabul

De acordo com a polícia da capital afegã, o ataque foi reivindicado pelo grupo jihadista numa mensagem na rede social Telegram.

A explosão ocorreu no sábado no bairro Dasht-e-Barchi, habitado pela comunidade muçulmana da minoria xiita Hazara, quando a maioria da população do país é sunita.

O bairro tem sido alvo frequente de ataques semelhantes. Em novembro, pelo menos sete pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas na sequência da detonação de um engenho explosivo num autocarro.

Há um ano, um atentado suicida contra um centro educativo hazara matou 43 pessoas e feriu 83, na sua maioria raparigas e mulheres jovens.

Em maio de 2021, um ataque a uma escola para raparigas no mesmo local causou pelo menos 110 mortos, na sua maioria raparigas, e 290 feridos.

O Estado Islâmico reivindicou no passado numerosos atentados no Afeganistão contra a minoria xiita Hazara, que considera apóstata.

Leia Também: Pelo menos dois mortos e 14 feridos numa explosão em bairro de Cabul

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas