Cuba anuncia aumento de até 700% nos preços dos transportes

Aumento está relacionado ao crescimento dos preços dos combustíveis, que deverão subir 500%.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
10/01/2024 09:43 ‧ 10/01/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Cuba

O preço dos transportes em Cuba vai aumentar até 700%, no caso dos comboios, devido ao crescimento do preço dos combustíveis no país. Os bilhetes de avião e de autocarros inter-regionais deverão aumentar 300%, avançou a agência de notícias espanhola Europa Press, citando o ministro cubano de Transportes, Eduardo Rodríguez Dávila, e a vice-ministra das Finanças, Lourdes Rodríguez Ruiz.

Na segunda-feira, Cuba anunciou um aumento de 500% nos preços dos combustíveis, passando dos atuais 25 pesos cubanos (o equivalente a 95 cêntimos) para 132 (cinco euros) por litro.

Por isso, o aumento dos preços nos transportes torna-se necessário, alegaram os governantes no programa televisivo 'La Mesa Redonda', devido à "desatualização durante os últimos três anos de outras componentes dos custos da atividade de transporte que não foram atualizadas".

"Não em todos os casos a modificação se traduz aos preços que paga a população, porque o que fizemos foi manter a maior quantidade de preços possível na magnitude do que pode antever o orçamento. Há preços que, sim, chegaram ao cliente final", disse o ministro.

Nas mesmas declarações, Dávila assegurou, porém, que mais de 70% dos passageiros continuarão a pagar os mesmos valores. As subidas, que entrarão em vigor a partir de março, resultam da eliminação de subsídios estatais, explicou.

Leia Também: Cuba anuncia subida de mais de 500% nos preços dos combustíveis

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas