Um raro hipopótamo pigmeu macho bebé estreou-se na sua primeira sessão fotográfica esta segunda-feira num jardim zoológico da República Checa e fez as delícias dos populares.
Nascido no dia 1 de dezembro, o hipopótamo - que foi batizado como Mikolas - juntou-se a duas fêmeas e um macho hipopótamo pigmeu no jardim zoológico de Dvur Kralove, localizado a 120 quilómetros de Praga, conforme explicou a porta-voz do parque, Helena Hubackova, citada pela Associated Press (AP).
De acordo com o zoo, "só agora cresceu o suficiente para passar do conforto dos bastidores para o grande recinto com piscina".
Nas imagens - que pode ver na galeria acima - Mikolas pode ser visto a explorar o recinto, "à sombra das plantas tropicais", enquanto a sua mãe Malaya o vigia de perto.
Uma vez que o pai é o único macho reprodutor do zoo, o nascimento da cria é "uma boa notícia", uma vez que Mikolas "é considerado uma mais valia para os esforços de conservação da espécie em vias de extinção".
Estima-se que apenas cerca de 2.500 hipopótamos pigmeus - que são nativos dos pântanos e das florestas tropicais da África Ocidental - ainda vivam na natureza.
A sua criação em cativeiro tem sido complicada, sobretudo devido à falta de machos. A AP destaca que, no ano passado, apenas uma dúzia de hipopótamos pigmeus nasceram em jardins zoológicos de todo o mundo mas, infelizmente, nem todos sobreviveram.
Os hipopótamos pigmeus "são solitários", acrescenta ainda o zoo, por isso, "pode demorar algum tempo a habituarem-se ao recinto" onde estão outros animais.
Leia Também: Hipopótamo escapa de jaula e mata funcionário de jardim zoológico