San Bartolomé de Pinares, Ávila, Espanha, já celebrou a tradição anual conhecida como noite das 'Luminarias' ('Luminárias', em português) , na qual os cavalos passam por cima das chamas para se purificar.
A tradição, que se mantém pelo menos desde o século XVIII na aldeia, localizada a noroeste de Madrid, acontece na noite de 16 de janeiro, véspera do dia de Santo Antão, o padroeiro dos animais em Espanha.
A celebração é marcante para os locais, mas não é bem vista por todos, nomeadamente por ativistas dos direitos dos animais, que já se fizeram ouvir sobre o tema e que pediram o seu fim.
Ainda que não seja consensual, as imagens da tradição - que pode ver na fotogaleria acima - são marcantes e mostram os cavaleiros a atravessarem as chamas com os seus cavalos.
A tradição surge da ideia de que os animais que trabalhassem no campo deviam ser purificados, com o objetivo de afastar qualquer doença. Na altura, manter um cavalo saudável poderia ser essencial para a sobrevivência de uma família.
Antes dos saltos, acontece uma missa e as enormes fogueiras são acesas pela localidade. Já depois da celebração, o convívio prolonga-se pela noite. Hoje, dia de Santo Antão, ocorre uma corrida a cavalo, conhecida como 'Las Cintas'.
Leia Também: Peru recebe 202 peças arqueológicas de Espanha, EUA, Alemanha e Bélgica