Ataque junto a túmulo de Soleimani? EUA terão avisado Irão dias antes

Segundo uma fonte contou à CBS News, estes avisos são emitidos por forma a "evitar a morte de inocentes". É desconhecido se Teerão tomou alguma medida baseada no alegado aviso, ou qual foi a resposta a Washington.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
25/01/2024 23:47 ‧ 25/01/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Soleimani

Os Estados Unidos terão avisado o Irão de que havia havia uma ameaça terrorista para o país, uma semana antes de os ataques em Kerman, junto ao túmulo de Soleimani.

"Antes do ataque terrorista do ISIS [Autoproclamado Estado Islâmico] a 3 de janeiro de 2024, em Kerman, no Irão, o governo dos Estados Unidos forneceu ao Irão um aviso privado de que havia uma ameaça terrorista dentro das fronteiras iranianas", explicou uma fonte próxima à CBS News.

"O governo dos EUA seguiu uma política de longa data de 'dever de avisar' que foi implementada em todas as administrações para alertar os governos contra potenciais ameaças letais", detalhou à publicação norte-americana.

Segundo a mesma fonte, estes avisos são fornecidos "em parte, porque não queremos que inocentes morram em ataques terroristas". Questionado pela CBS sobre esta matéria, o governo iraniano ainda não respondeu.

Também o executivo norte-americano negou falar sobre a situação ou especificar quando é que este aviso foi transmitido, e que informação exata foi fornecida. Também não foi dito se houve qualquer resposta por parte de Teerão, assim como foi para a publicação impossível determinar se algumas medidas foram tomadas, por parte do governo iraniano, com base no alegado aviso.

O duplo atentado bombista junto ao túmulo de Qassem Soleimani causou a morte de 84 pessoas, que se encontravam no local, no sul do país, para assinalar o aniversário da morte do general.

No dia seguinte ao ataque o autoproclamado Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo mesmo. Já esta semana, o Irão anunciou a morte de dois suspeitos dos ataques.

Soleimani foi assassinado em 2020, no Iraque, por ordem do então presidente Donald Trump. 

Leia Também: Soleimani? Irão anuncia morte de dois suspeitos em ataque junto a túmulo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas