"Estou profundamente triste com o trágico desabamento de um edifício em Xaar Yalla, que causou sete mortos e feridos graves. Envio as minhas sinceras condolências às famílias das vítimas e desejo uma rápida recuperação aos feridos", escreveu o Presidente daquele país que faz fronteira com a Guiné-Bissau.
O edifício ruiu na noite de segunda-feira às 01:00, disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) o comandante da unidade de incêndio e salvamento dos bombeiros de Dacar, Martial Ndione.
O edifício, que era utilizado como habitação, "estava a ser renovado. Parte do edifício desmoronou-se", explicou.
Dacar, em pleno crescimento demográfico e económico, assistiu nos últimos anos a um aumento da construção, por vezes de forma descontrolada e sem autorização oficial.
O desmoronamento de edifícios é um fenómeno frequente em África. Em julho de 2023, seis pessoas morreram quando um edifício ruiu na Costa do Marfim.
Je suis profondément attristé par le tragique effondrement d’un bâtiment, à Xaar Yalla, occasionnant 7 décès et des blessés graves. J’adresse mes condoléances émues aux familles des victimes et souhaite prompt rétablissement aux blessés.
— Macky Sall (@Macky_Sall) January 31, 2024
Leia Também: Ministra senegalesa garante respeito pelos direitos humanos no país