Um homem de 61 anos denunciou às autoridades que a sua casa tinha sido alvo de um ataque de fogo posto, mas acabou detido e condenado por pertencer a uma rede de tráfico de droga, depois de a polícia ter encontrado um milhão de libras (1.172.610 euros) escondidos em dois cofres, em Beeston, na região inglesa de Leeds.
Apesar do alerta de Hamid Al, que ocorreu em março de 2022, as autoridades apuraram que os danos na residência tinham sido provocados por tiros, de acordo com um comunicado da Polícia de West Yorkshire, divulgado esta segunda-feira.
Na mesma nota, as autoridades adiantaram que o homem consentiu a que o imóvel fosse revistado, o que levou à descoberta de dois cofres escondidos debaixo de azulejos e de uma tábua de madeira, num anexo onde era mantido um cão.
Se um dos cofres continha 365 maços de notas, o outro guardava sacos e latas de biscoitos com mais dinheiro, num total de um milhão de libras (1.172.610 euros).
Tanto Hamid como o filho, Damien Ali, de 42 anos, foram detidos e acusados de tráfico de droga.
A secret safe containing nearly £1 million in cash was uncovered at a house in Leeds after a gun was fired at the address during a drugs turf war.
— West Yorkshire Police (@WestYorksPolice) January 29, 2024
Find out more on our website: https://t.co/nNXqetGCDC pic.twitter.com/RiQurdEmOp
A polícia encontrou ainda uma nota com o endereço de Alan Vessey, de 53 anos, cujo apartamento foi, também, revistado. No local, foram descobertas mais de 329 mil libras (385.555 euros) em dinheiro, além de cocaína, heroína e 224 mil libras em relógios (262.505 euros).
Outras buscas culminaram na apreensão de 200 mil libras (234.377 euros) em dinheiro, bem como com a localização de estupefacientes escondidos num baú com uma etiqueta onde se lia "drogas".
Vessey foi condenado a cinco anos e oito meses de prisão em outubro de 2022, após ser acusado por posse de heroína e cocaína com intenção de fornecimento e posse de bens criminosos.
A investigação ligou Damien e Hamid Ali a três cúmplices, que foram condenados este mês pelo seu papel na rede de tráfico de droga.
Damien Ali foi condenado a 10 anos e dois meses de prisão, ao passo que o pai, Hamid Ali, foi condenado a cinco anos. Jordan Staten, de 34 anos, terá de cumprir 28 meses de prisão, enquanto Jason Pallas, de 46 anos, foi condenado a quatro anos e três meses de prisão. Por fim, John Collett, de 37 anos, foi condenado a cinco anos e 10 meses de cadeia.
"Damien Ali tem desempenhado um papel muito significativo no fornecimento organizado de drogas de Classe A em Leeds há algum tempo e é responsável por grande parte dos graves danos que este comércio ilícito cria nas nossas comunidades", considerou o detetive Michael Herbert, no mesmo comunicado.
E salientou: "As enormes quantias de dinheiro que foram descobertas durante as nossas investigações mostram o quanto pessoas como ele lucram com a miséria humana que as drogas de classe A trazem aos consumidores individuais, às suas famílias e às comunidades locais, onde alimentam o crime e o comportamento anti-social."
Leia Também: Prisão preventiva para 3 suspeitos de tráfico de droga em Braga