Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Principal partido da oposição de Taiwan ganha a presidência do parlamento

O principal partido da oposição de Taiwan, o Kuomintang (KMT), ganhou hoje a presidência do Yuan Legislativo (parlamento da ilha), o que pode complicar a legislatura do próximo líder do território, William Lai.

Principal partido da oposição de Taiwan ganha a presidência do parlamento
Notícias ao Minuto

08:43 - 01/02/24 por Lusa

Mundo Taiwan

Na segunda volta do escrutínio, que foi decidido por maioria simples, o deputado do KMT e antigo candidato às presidenciais de 2020, Han Kuo-yu, obteve 54 votos, batendo os 51 votos obtidos por You Si-kun, do Partido Democrático Progressista (DPP), atualmente no poder e líder do parlamento desde 2020.

O terceiro partido com representação parlamentar, o Partido Popular de Taiwan (PPT), cumpriu a promessa feita no dia anterior e absteve-se de participar na segunda volta da votação, depois de o seu candidato, Huang Shan-shan, ter obtido apenas sete votos favoráveis na primeira volta.

O PPT tem oito lugares na assembleia, mas o voto de um dos seus deputados foi declarado nulo, pelo que Huang só obteve sete votos.

A eleição do novo presidente do parlamento é o ato inaugural da décima primeira legislatura, que começou oficialmente hoje com os 113 deputados eleitos após as eleições legislativas de 13 de janeiro.

Han Kuo-yu, 66 anos, é uma figura bem conhecida na cena política da ilha: o KMT nomeou-o candidato a líder de Taiwan nas eleições de janeiro de 2020, nas quais ficou em segundo lugar, com 38,61% dos votos, muito atrás da candidata do partido no poder, Tsai Ing-wen (57,13%).

Após a sua derrota eleitoral, Han regressou à presidência da câmara de Kaohsiung, cargo que ocupava desde o final de 2018 e que terminou abruptamente em junho de 2020, depois de um referendo ter decretado a sua demissão por incumprimento das suas promessas e negligência dos seus deveres.

No passado, Han defendeu o estreitamento dos laços com a China continental, tendo mesmo apoiado o "consenso de 1992", uma expressão que alude a um suposto acordo tácito entre Taipé e Pequim no sentido de reconhecer que "só existe uma China no mundo", mesmo que cada uma das partes interprete o significado de China de forma diferente.

Em todo o caso, o controlo do Yuan Legislativo pela oposição será um desafio para o novo líder de Taiwan, William Lai, que ganhou com 40% dos votos nas eleições presidenciais, mas cujo partido, o DPP, perdeu a maioria no Parlamento.

O Yuan Legislativo tem prerrogativas importantes, incluindo a aprovação de leis, propostas de alterações à Constituição e a capacidade de apresentar uma moção de censura ao primeiro-ministro.

Leia Também: Taiwan critica alteração de rotas aéreas perto do Estreito da Formosa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório