O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, respondeu, esta quinta-feira, às críticas da antiga ministra do Ambiente de França, Ségolène Royal, sobre os tomates oriundos de Espanha.
No âmbito dos protestos dos agricultores em França, a ministra disse que misturar produtos importados, como os "supostos tomates 'bio' espanhóis", com produtos franceses, seria "enganar o consumidor". "Já provaram tomate 'bio' espanhol? É intragável", disse, citada pela Cadena SER.
Nesta quinta-feira, e após participar no Conselho Europeu Extraordinário, o presidente do governo espanhol respondeu à letra, precisando apenas de cinco palavras.
"O tomate espanhol é imbatível", defendeu, numa conferência de imprensa, em Bruxelas.
Nas mesmas declarações, Sánchez aproveitou para convidar Royal, "que não teve ainda a sorte de provar um tomate espanhol", a visitar Espanha, para que prove "qualquer variedade de tomate espanhol".
El tomate español es imbatible. pic.twitter.com/PMBBmL5QQF
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) February 1, 2024
Não é, curiosamente, a primeira vez que o presidente do governo espanhol utiliza o termo "imbatível" para se referir a uma iguaria. "A mim, onde me ponham um 'chuletón' no ponto... isso é imbatível", disse, em junho de 2021, no âmbito de uma campanha do ministério do Consumo que apelava ao consumo responsável de carne.
Leia Também: Sánchez assume complexidade da legislatura e insiste na amnistia