O cardeal católico espanhol que havia desaparecido no Panamá, na terça-feira, foi encontrado cerca de 48 horas depois, sem ferimentos.
José Luis Lacunza, de 79 anos, bispo da diocese de David, na província de Chiriqui, no Panamá, tinha desaparecido na terça-feira. O bispo tinha sido visto pela última vez pelas 14h00 locais, na referida diocese.
Ontem, já depois de o Ministério Público local anunciar a abertura de uma investigação, o cardeal, natural de Pamplona, Espanha, acabou por ser encontrado, a cerca de 50 quilómetros de David, no interior do seu carro.
"O Gabinete de Comunicação da Conferência Episcopal do Panamá (CEP) informa que o Cardeal José Luis Lacunza Maestrojuán, bispo da Diocese de David, foi encontrado, de acordo com um relatório das autoridades", refere um comunicado da CEP do Panamá, citado pela EFE.
O bispo estava desorientado, mas encontrava-se bem de saúde, segundo a imprensa local. Foi depois levado para um hospital para observação.
O Vaticano esteve a par de toda a situação, segundo foi informado.
Apesar de ter nascido em Espanha, Lacunza viveu a maior parte da sua vida como religioso no Panamá. Foi proclamado cardeal a 14 de fevereiro de 2015 pelo Papa Francisco. É o único cardeal católico no Panamá.
Leia Também: Sánchez e ex-ministra francesa em troca de galhardetes. O motivo? Tomates