O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morreu, esta terça-feira, aos 74 anos, num acidente de helicóptero. A ministra do Interior, Carolina Tohá, já veio lamentar o falecimento do ex-presidente, tendo anunciado um dia de luto nacional. Indicou, ainda, que o atual presidente, Gabriel Boric, determinou que será levado a cabo um funeral de Estado.
De acordo com o jornal La Hora, o acidente aconteceu em Lago Ranco, na região de Los Ríos, no centro do país andino.
A mesma publicação, que cita fontes policiais, avança que a aeronave transportava quatro pessoas, três das quais sobreviveram.
A aeronave pertencia a Piñera e, além do ex-presidente, transportava a sua irmã, Magdalena, um amigo e o piloto. Os três feridos conseguiram sobreviver ao saltar para a água e foram resgatados pelos serviços de emergência.
A queda do helicóptero terá sido provocada pelas fortes chuvas que se registam na região e ocorreu pelas 15h00 locais (18h00 em Lisboa).
O jornal La Tercera revelou que a aeronave foi encontrada a 40 metros de profundidade.
Piñera foi presidente do Chile durante dois períodos, tendo o primeiro sido entre 2010 e 2014 e o segundo entre 2018 e 2022, quando foi sucedido pelo atual presidente Gabriel Boric.
[Notícia atualizada às 20h07]
Leia Também: Sobe para 131 o número de mortos em incêndios no Chile