Moldova desativa explosivos em destroços de drone caído junto à Ucrânia

As peças do drone Shahed foram encontradas no domingo num local de queda perto da cidade de Etulia, no sul da Moldova, perto da fronteira com a Ucrânia.

Notícia

© YASUYOSHI CHIBA/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
12/02/2024 16:36 ‧ 12/02/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

A polícia da Moldova destruiu explosivos encontrados numa parte de um drone russo Shahed que se despenhou no seu território devido à guerra na Ucrânia.

Segundo a força policial, esta segunda-feira, citada pela Associated Press, 50 quilos de explosivos foram descobertos durante uma investigação às peças do drone Shahed encontradas no domingo num local de queda perto da cidade de Etulia, no sul da Moldova, perto da fronteira com a Ucrânia.

Todos os componentes do drone foram recolhidos e desativados, informou a polícia.

A autoridade suspeita que os destroços provêm de um dos drones que foi abatido pelo sistema antiaéreo ucraniano durante os ataques noturnos lançados na sexta-feira pelas forças russas na região ucraniana de Izmail. A distância entre Etulia e Izmail é de cerca de 40 quilómetros.

No domingo, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Moldova, Mihai Popsoi, condenou os "constantes ataques bárbaros" da Rússia contra a Ucrânia, que afetam diretamente a Moldova. "Os restos de um drone Shahed, encontrados hoje no sul do país, perto da fronteira, são uma lembrança clara da violência e da destruição semeadas pelo Kremlin", referiu.

Desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, a Moldova tem enfrentado uma série de problemas, incluindo uma grave crise energética, depois de Moscovo ter reduzido drasticamente o fornecimento de gás, uma inflação galopante e o que as autoridades têm afirmado regularmente serem tentativas de Moscovo para desestabilizar o país. A Rússia nega as acusações.

Leia Também: Milhares de pessoas pedem demissão do governo da Moldova

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas