Secretário da Defesa dos EUA cancela reunião da NATO após hospitalização

Lloyd Austin foi levado para uma unidade de cuidados intensivos num hospital militar em Washington.

Notícia

© JULIA NIKHINSON/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
12/02/2024 17:20 ‧ 12/02/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, cancelou uma viagem a Bruxelas, na Bélgica, onde tinha marcadas reuniões com chefes da defesa da NATO, nesta semana.

Austin tinha programado viajar para a capital belga na terça-feira, para no dia seguinte participar numa nova reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia e a sua agenda da semana incluía ainda a reunião ministerial da NATO.

O cancelamento segue-se a uma nova hospitalização de Austin, que foi levado para uma unidade de cuidados intensivos num hospital militar nos arredores de Washington, no domingo.

O Pentágono, citado pela BBC, disse o responsável que enfrenta um "problema emergente de bexiga", e não há indicação de até quando estará internado.

Lloyd Austin, de 70 anos, foi diagnosticado com cancro da próstata e recentemente alvo de uma prostatectomia. Em comunicado, o porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, informou, no domingo, que o responsável "foi para o hospital com os sistemas de comunicações confidenciais e não confidenciais necessários ao desempenho das suas funções".

Posteriormente, foi anunciado que Austin delegou as suas funções à vice-secretária da Defesa, Kathleen Hicks, por volta das 16h55 (21h55 em Lisboa).

Recorde-se que o secretário de Defesa dos EUA foi internado e diagnosticado com cancro da próstata em dezembro do ano passado, tendo ocultado inicialmente a informação à Casa Branca. A 1 de fevereiro, pediu desculpas pela forma como reagiu e admitiu que devia ter comunicado o internamento hospitalar. "Quero ser claro. Não agi corretamente", disse na altura.

[Notícia atualizada às 18h40]

Leia Também: Secretário da Defesa dos EUA internado nos cuidados intensivos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas