Governo timorense formaliza apoio anual de 13,9 milhões de euros à Igreja
O Governo timorense formalizou hoje com a igreja católica o apoio anual de 15 milhões de dólares, no âmbito do acordo-quadro assinado entre Timor-Leste e o Vaticano para o período entre 2022 e 2027.
© Lusa
Mundo Igreja Católica
O acordo de subvenção de 13,9 milhões de euros foi assinado entre o vice-primeiro-ministro e ministro coordenador dos Assuntos de Desenvolvimento Rural, Mariano Sabino, e a Conferência Episcopal de Timor-Leste, representada pelo cardeal Virgílio do Carmo da Silva, no Palácio do Governo, em Díli.
A subvenção anual visa financiar as atividades da Igreja no país, nomeadamente nos setores da educação, serviços sociais e gestão eclesial.
O vice-primeiro-ministro salientou que as atividades realizadas pela Igreja no país, quer de caráter educativo, quer social, contribuem para o desenvolvimento de Timor-Leste.
"É por isso que damos total apoio aos serviços realizados pela Igreja Católica", disse Mariano Sabino.
Virgílio do Carmo da Silva afirmou que a subvenção vai ser distribuída pelas dioceses de Díli, Baucau e Maliana para reforçar as atividades educativas, sociais e a gestão eclesial.
Timor-Leste e o Vaticano assinaram a concordata, que reconhece a personalidade jurídica da Igreja Católica e das suas instituições no país, em 2015, mas apenas entrou em vigor em março de 2016.
Leia Também: Governo timorense está a fazer "preparação excelente" para visita do Papa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com