Donald Trump recorre de sentença judicial por fraudes nas suas empresas

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump recorreu hoje da sentença de pagamento de cerca de 420 milhões de euros que um juiz de Nova Iorque lhe impôs no processo sobre distorção do valor do património das suas empresas.

Notícia

© Scott Eisen/Getty Images

Lusa
26/02/2024 18:50 ‧ 26/02/2024 por Lusa

Mundo

EUA

O juiz Arthur Engoron, do Supremo Tribunal de Manhattan, também limitou a capacidade do ex-presidente de fazer negócios no estado de Nova Iorque pelos nos três anos, após um julgamento civil que durou pouco mais de dois meses e que terminou em janeiro.

Os advogados de Trump - que insiste que não fez nada de errado -- pediram hoje a um tribunal de recurso que anule o veredicto de Engoron e decida se o juiz "cometeu erros de direito e/ou de facto" e se abusou do seu poder discricionário e/ou de jurisdição".

A multa aplicada por Engoron divide-se em várias acusações contra Trump e contra as suas empresas, num valor conjunto de 355 milhões de dólares (cerca de 330 milhões de euros), a que se acrescentam multas aos seus dois filhos mais velhos (quatro milhões de dólares, cerca de 3,6 milhões de euros, a cada um), e a um ex-executivo da empresa (um milhão de dólares, cerca de 920 mil euros).

Engoron já os tinha declarado responsáveis por fraude numa decisão sumária, antes do início do julgamento civil.

A Procuradoria-Geral do Estado acusou Trump, os seus dois filhos mais velhos e dois ex-funcionários de inflacionarem os ativos da empresa ao longo de anos para obter melhores condições de empréstimos e outros benefícios financeiros.

A acusação também pedia que Trump, na sua qualidade de investidor imobiliário, ficasse proibido de fazer negócios imobiliários em Nova Iorque para o resto da vida ou de dirigir ou ser diretor de qualquer empresa.

O recurso do ex-presidente - que procura a nomeação do seu Partido Republicano na tentativa de regressar à Casa Branca, nas eleições de novembro próximo -- era esperada após Trump ter feito críticas violentas ao juiz, a quem acusa de ter motivações políticas.

Se este tribunal de recurso intermédio confirmar a decisão de Engoron, Trump poderá recorrer para o Tribunal de Recursos de Nova Iorque, o mais alto fórum judicial deste estado da costa leste dos EUA.

Leia Também: Líder de órgão Republicano demite-se perante decisões de Trump

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas