Casal russo suspeito de espionagem na Bulgária proibido de entrar na UE

Vladimir Nikolayevich Gorochkin, de 39 anos, e Tatiana Anatolievna Gorochkina, de 37 anos, viveram na Bulgária sem serem detetados até recentemente, sob os pseudónimos Denis Rashkov e Diana Rashkova.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
26/02/2024 19:45 ‧ 26/02/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espiões

Dois cidadãos russos suspeitos de espionagem para os serviços secretos estrangeiros de Moscovo, na Rússia, foram proibidos de entrar nos estados membros da União Europeia durante cinco anos, anunciou a agência búlgara para a segurança nacional.

A autoridade afirmou, em comunicado, a que a Associated Press teve acesso, que Vladimir Nikolayevich Gorochkin, de 39 anos, e Tatiana Anatolievna Gorochkina, de 37 anos, tinham vivido na Bulgária sem ser detetados até recentemente sob os pseudónimos Denis Rashkov e Diana Rashkova.

A nota indicava ainda que o casal já não se encontrava na Bulgária, mas não referia quando tinha deixado o país, nem onde se pensava que se encontrava atualmente.

De acordo com a agência, os russos faziam parte de uma operação orquestrada pelo Serviço de Informações Externas de Moscovo, com o objetivo de se infiltrarem em países estrangeiros com identidades falsas.

A sua missão no país membro da UE era, alegadamente, obter documentos de identidade búlgaros autênticos e dados biográficos credíveis que confirmassem a sua autenticidade, que poderiam depois utilizar para levar a cabo atividades de informação fora da Bulgária.

De recordar que em setembro passado, cinco búlgaros residentes no Reino Unido foram acusados de espionagem a favor da Rússia. Os três homens e as duas mulheres foram acusados de "conspirar para recolher informações destinadas a ser direta ou indiretamente úteis a um inimigo", nomeadamente a Rússia, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2023.

Em 2022, a Bulgária expulsou 70 funcionários diplomáticos russos, numa ação que veio a afetar seriamente as relações diplomáticas entre os dois países, que foram aliados próximos durante o período comunista. Foi o maior número de sempre de diplomatas russos expulsos pela Bulgária, membro da União Europeia e da NATO.

A Bulgária tem apoiado fortemente as sanções do Ocidente contra Moscovo desde que a Rússia lançou a sua guerra contra a Ucrânia.

Leia Também: Bruxelas abre investigação a alegada subvenção chinesa na Bulgária

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas