A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, afirmou, esta terça-feira, que os embaixadores ocidentais em Moscovo têm vindo a fazer "encenações" como parte da sua agenda de interferência nos assuntos internos da Rússia.
"Eles, isto é, os embaixadores dos países ocidentais, da NATO, em primeiro lugar, interferem nos assuntos internos do nosso país. Em segundo lugar, têm feito literalmente encenações", notou, numa emissão do programa de televisão Soloviev Live.
A diplomata questionou ainda a atividade dos diplomatas europeus na Rússia, na sequência da sua recusa em se encontrarem com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov. Zakharova concordou ainda com a reação de Lavrov, que criticou a cobardia dos embaixadores ocidentais por se recusarem a reunir com funcionários russos.
"Independentemente do facto de respeitar ou desrespeitar estas pessoas, são diplomatas. Apenas transmitem informações de um país para outro. E eles [os embaixadores da UE em Moscovo] já não estão a fazer o seu trabalho", concluiu.
De recordar que Lavrov deu conta que tinha convidado os embaixadores da UE para uma reunião para esclarecer a situação antes das próximas eleições presidenciais russas, mas que estes se recusaram a participar apenas dois dias antes do evento. O chefe da diplomacia destacou ainda que a Rússia possui informações que mostram que as embaixadas da UE em Moscovo estão a preparar mecanismos de apoio à oposição não sistémica.
Leia Também: Diplomatas europeus recusaram reunir-se com MNE russo