As autoridades norte-americanas detiveram um homem da Califórnia por tráfico de gases com efeito de estufa.
Em concreto, segundo o The New York Times, o homem tornou-se na primeira pessoa a ser detida e acusada pelo tráfico destes gases nos Estados Unidos.
Michael Hart, de 58 anos, é acusado de comprar latas de refrigerantes para frigoríficos e unidades de ar condicionado no México e transportá-los para os Estados Unidos no seu veículo, escondidas com uma lona e algumas ferramentas. De seguida, esses mesmos refrigerantes, utilizados em frigoríficos e unidades de ar condicionado mais antigas, eram vendidos nas redes sociais, chegando às centenas de euros por unidade.
Hart enfrenta acusações de conspiração, importação ilegal e venda de bens importados ilegalmente. Declarou-se não culpado.
"É a primeira vez que o Departamento de Justiça [dos EUA] processa alguém por importar ilegalmente gases com efeito de estufa e não será a última. Estamos a utilizar todos os meios possíveis para proteger o nosso planeta dos danos causados pelos poluentes tóxicos, incluindo a apresentação de acusações criminais", disse a procuradora norte-americana Tara McGrath.
Já David M. Uhlmann, chefe de fiscalização da Agência de Proteção Ambiental norte-americana, disse em comunicado que o contrabando ilegal destes gases "mina os esforços internacionais para combater as alterações climáticas" e "quem procure lucrar de ações ilegais que pioram as alterações climáticas deve ser responsabilizado".
Leia Também: Legislativas. Propostas ambientais convergem na redução de emissões