O presidente francês, Emmanuel Macron, comentou, esta sexta-feira, os rumores que dão conta de que a sua mulher, Brigitte Macron, é transgénero, afirmando que se tratam de "informações falsas e cenários inventados".
"O pior são as informações falsas e os cenários inventados, com as pessoas a acabarem por acreditar neles e a perturbar-nos, mesmo na nossa intimidade", disse Macron em declarações aos jornalistas, quando questionado quais as suas "piores recordações como presidente".
Macron falou em particular sobre o Dia Internacional da Mulher e lamentou os "ataques machistas e sexistas" de que é alvo "uma mulher poderosa" que o acompanha, Brigitte Macron.
Durante a intervenção, um jornalista fez questão de questionar se Macron se estava a referir ao facto de "dizerem que a sua mulher é um homem", com o presidente francês a responder: "Sim, com certeza".
« La pire, ce sont les fausses informations et les scénarios montés avec des gens qui finissent par y croire. Et qui vous bousculent dans votre intimité. »
— TF1Info (@TF1Info) March 8, 2024
Emmanuel Macron évoque les théories complotistes qui visent son épouse Brigitte Macron. pic.twitter.com/g79OQedno7
Desde que Emmanuel Macron assumiu o cargo, em 2017, várias teorias da conspiração circulam nas redes sociais sobre a sua mulher, que é 24 anos mais velha. Um dos rumores indicam que Brigitte Macron, nascida Trogneux, é, na verdade, uma mulher transgénero, que tinha como nome de nascimento Jean-Michel.
Em 2022, a primeira-dama francesa chegou mesmo a apresentar queixa contra duas mulheres, entre as quais uma jornalista, por espalharem notícias falsas sobre a sua identidade.
Leia Também: Macron quer inscrever aborto na Carta dos Direitos Fundamentais da UE