Amor proibido. 'Homem do pulmão de ferro' foi impedido de casar com amada

Paul Alexander morreu, na segunda-feira, aos 78 anos, depois de mais de sete décadas paralisado, após ter apanhado poliomielite aos seis anos de idade.

Notícia

© Instagram / Paul Alexander

Notícias ao Minuto
14/03/2024 15:41 ‧ 14/03/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Polio Paul

A vida de Paul Alexander, mais conhecido como 'Polio Paul' ou 'homem do pulmão de ferro', que morreu na segunda-feira, 11 de março, aos 78 anos, dava um filme.

No verão de 1952, quando tinha seis anos, o norte-americano contraiu poliomielite. Apesar de ter sido tratado num conceituado hospital de Dallas, no Texas, EUA, Paul ficou paralisado do pescoço para baixo devido à doença e só conseguiu sobreviver ao longo dos anos graças a uma cápsula metálica onde passou sete décadas da sua vida.

Não obstante estar confinado à máquina, Paul conseguiu concluir a faculdade, tornou-se advogado e chegou mesmo a publicar alguns livros, entre os quais 'Three Minutes for a dog', no qual conta a sua história de vida.

Enquanto estudava remotamente na Southern Methodist University, em Dallas, conheceu Claire, por quem acabou por se apaixonar e com quem teve uma relação amorosa.

Algum tempo depois, Paul e Claire ficaram noivos. Contudo, a mãe desta proibiu o casamento.

Numa entrevista que deu a certa altura ao The Guardian, o 'homem do pulmão de ferro' confessou que "levou anos para ultrapassar isso".

Paul acabou por não ficar com Claire e nunca mais assumiu um relacionamento amoroso. No entanto, era muito próximo da sua cuidadora, Kathy Gaines.

Embora, os dois nunca se tenham envolvido romanticamente, o irmão de Paul, Philip, chegou a dizer aos meios de comunicação social internacionais que o relacionamento de ambos era semelhante ao de um "um velho casal".

"Ele é muito exigente. Mas Kathy é mais exigente do que ele. Eles tiveram os seus momentos de crise, mas sempre os resolveram", confidenciou.

As causas da morte de Paul não foram oficialmente reveladas, contudo, os meios de comunicação social norte-americanos acreditam que morreu em consequência da Covid-19, uma vez que foi internado, semanas antes, devido ao coronavírus.

Recorde-se que, em 2020, o norte-americano revelou ao The Guardian que tinha medo da Covid-19 devido às semelhanças que esta doença tinha com a "poliomielite da década de 50" que o deixou paralisado e em risco de vida.

Leia Também: Centenas de pessoas resgatadas de centro de burlas amorosas nas Filipinas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas