Proveniente do Cairo para a última etapa da sua nova viagem ao Médio Oriente, Blinken deverá conversar com Netanyahu sobre a necessidade de um aumento da ajuda humanitária na Faixa de Gaza e instar Israel a não lançar uma grande ofensiva terrestre em Rafah, no sul do enclave palestiniano.
O secretário de Estado norte-americano defendeu na quinta-feira, no Cairo, que um cessar-fogo em Gaza terá de estar ligado à libertação dos reféns raptados durante o ataque do Hamas a Israel, a 07 de outubro.
No Cairo, Blinken reuniu-se na quinta-feira com o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, para discutir formas de alcançar um cessar-fogo, antes de uma reunião com os chefes da diplomacia de cinco países árabes - Egito, Qatar, Arábia Saudita, Jordânia e Emirados Árabes Unidos.
Os chefes da diplomacia destes cinco países já apelaram conjuntamente a "um cessar-fogo completo e imediato" e à "abertura de todos os pontos de passagem entre Israel e a Faixa de Gaza", de forma a permitir a passagem da ajuda humanitária.
Paralelamente, em Doha, prosseguem as conversações para uma trégua entre representantes dos Estados Unidos, do Qatar e do Egito.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Blinken defende "cessar-fogo" em Gaza com libertação de reféns israelitas