Hezbollah anuncia morte de dois combatentes após novo ataque no Líbano

O Hezbollah anunciou hoje a morte de dois dos seus combatentes em ataques de Israel, que acusou de procurar "ampliar os ataques" após diversos 'raides' no leste do Líbano que mataram um civil.

Notícia

© Ramiz Dallah/Getty Images

Lusa
24/03/2024 19:01 ‧ 24/03/2024 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

Desde o início em outubro de 2023 do mais recente confito israelo-palestiniano que opõe o Exército israelita ao Hamas, que decorrem bombardeamentos quase diários na fronteira israelo-libanesa, e com o movimento xiita libanês Hezbollah a manifestar apoio aos palestinianos da Faixa de Gaza.

Os dois combatentes do Hezbollah "mortos e mártires" eram provenientes do sul do país, indicou o partido que não forneceu mais indicações.

Em paralelo, "aviões de combate israelitas alvejaram um veículo na região de Suauri, no vale de Bekaa (sul), matando o seu condutor sírio", indicou à agência noticiosa AFP uma fonte dos serviços de segurança.

A Agência nacional de informação (ANI) confirmou a morte de um sírio durante um ataque ao seu veículo, acrescentado que estava a distribuir ajuda alimentar e que o carro pertencia ao proprietário de um supermercado.

Israel tem desencadeado nas últimas semanas ataques aéreos cada vez mais profundos em território libanês contra posições do Hezbollah, acentuando as ameaças de uma guerra aberta.

Na noite de sábado para domingo, cinco ataques aéreos israelitas atingiram um centro do Hezbollah abandonado, na região de Baalbeck (leste), a uma centena de quilómetros da fronteira comum, provocando ferimentos em quatro pessoas, incluindo um membro do partido, indicou outro responsável pela segurança interna.

Em resposta, o movimento pró-iraniano disse ter lançado "mais de 60 lança-foguetes" em direção a uma base e um quartel israelitas e "sede do comando da defesa aérea" no Golã sírio ocupado por Israel.

O Exército israelita afirma ter identificado "cerca de 50 disparos" provenientes do Líbano "em direção ao norte de Israel", explicando que intercetou diversos dos disparos e efetuado ataques aéreos contra diversos locais dos disparos. Não foram assinaladas vítimas.

"Hoje, o inimigo tentou ampliar os seus ataques contra civis em Baalbeck, no vale Beeka ocidental e noutros locais", declarou hoje em Beirute o número dois do Hezbollah, Naim Qassem.

"Haverá uma resposta a cada um deles", advertiu.

Desde o início do atual conflito na Faixa de Gaza, e de acordo com a AFP, pelo menos 326 pessoas já foram mortas no Líbano por ataques israelitas, a maioria combatentes do Hezbollah e mais de 55 civis.

Os bombardeamentos também provocaram uma vaga de milhares de deslocados que habitavam no sul do Líbano, mas ainda no norte de Israel, onde segundo o Exército foram mortos dez soldados e sete civis.

Leia Também: Um morto e quatro feridos em ataques israelitas no Líbano

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas