Um agricultor de Menasalbas, no município de Toledo, em Espanha, encontrou três linces-ibéricos recém-nascidos, no sábado, num dos barracões onde guarda fardos de palha. As crias estavam sozinhas e a dormir tranquilamente.
Segundo o responsável pelo serviço ambiental da Guardia Civil, citado pelo El País, o agricultor guarda a palha de reserva naquele barracão e não vai lá com regularidade. Quando se deparou com as crias, inicialmente achou que "eram gatos, mas como pareciam diferentes, ligou para o 112".
Quando chegaram ao local, os agentes decidiram não resgatar os animais e instalar câmaras de vigilância para perceber se a progenitora ia ao local, que acabou por regressar para alimentar as crias. No entanto, na segunda-feira, a fêmea levou os animais para outro local e as autoridades acabaram por lhes perder o rasto.
Segundo aquele jornal, acontecimentos como este são cada vez mais frequentes. No ano passado, um lince-ibérico decidiu utilizar uma caixa encontrada numa quinta no vale de Matachel, em Badajoz, para dar à luz.
O proprietário do local encontrou quatro pequenos linces numa prateleira nas traseiras de um barracão - anexo à sua casa - onde tinha acumulado materiais e lixo. No início, pensou também que poderia ser uma ninhada de gatos.
O responsável pelo serviço ambiental da Guardia Civil recorda que a melhor forma de atuar nestes casos é avisar as autoridades e não se aproximar ou perturbar as crias.
Leia Também: Portugueses que mataram e feriram com G3 ficam em preventiva