Foram divulgas imagens de satélite que mostram a destruição causada pelo colapso da ponte Francis Scott Key, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, depois de ser atingida por um navio cargueiro, na terça-feira.
Recorde-se que duas pessoas foram resgatadas com vida do rio Patapsco, enquanto outras seis foram declaradas mortas. As buscas de resgate acabaram por dar lugar a buscas por recuperação de corpos, uma vez que, com base na temperatura gelada da água e no tempo decorrido desde a queda da ponte, as autoridades consideram que há pouca ou nenhuma probabilidade de os desaparecidos serem encontrados com vida.
Pode ver as imagens satélite, divulgadas pela Reuters, na fotogaleria acima.
A "causa exata" da colisão do navio com um dos pilares da ponte ainda não foi determinada. O embate provocou o desmoronamento da infraestrutura pelas 01h30 de terça-feira (05h30 em Lisboa).
Antes da colisão, a tripulação do navio porta-contentores emitiu um aviso de que estava à deriva, permitindo às autoridades cortar o tráfego na ponte e evitar uma tragédia maior.
O bloqueio do porto de Baltimore, causado pela queda da ponte, deverá ter graves consequências económicas para a região. O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu reconstruir a ponte o mais rapidamente possível.
O porto de Baltimore é o nono maior porto dos EUA em termos de valor e carga estrangeira movimentada. Emprega mais de 15 mil pessoas diretamente e quase 140 mil de forma indireta.
Leia Também: "Parem o trânsito". O esforço da polícia antes do caos em Baltimore