Pelo menos dez mortos num acidente numa mina de ouro artesanal na Libéria
Pelo menos dez pessoas morreram num acidente numa mina de ouro artesanal ilegal em Rivercess, no sul da Libéria, na noite de segunda-feira, disseram hoje as autoridades liberianas à agência de notícias EFE.
© Getty Images
Mundo Libéria
"Recuperámos dez corpos depois de uma busca minuciosa na noite passada", disse o porta-voz do condado de Rivercess, Isaac Willians.
"Os jovens desempregados da cidade vizinha de Chio costumam ir a esta mina, que foi oficialmente encerrada há dois anos, para procurar ouro", acrescentou.
O ministro da Informação da Libéria, Jerolinmek Piah, afirmou que o Governo comoveu-se com a notícia e afirmou que foram tomadas medidas para "evitar a repetição deste trágico incidente".
O recém-nomeado ministro das Minas e Energia, Wilmot Paye, prometeu controlar melhor as centenas de minas artesanais ilegais na Libéria, que não têm quaisquer mecanismos de segurança, visando introduzir "novos regulamentos no setor mineiro" para reforçar a segurança e gerar recursos para o Governo.
A Libéria tem jazidas de minério de ferro, ouro e diamantes e a sua extração tem sido um setor importante da economia do país.
No entanto, mais de metade da sua população vive abaixo do limiar da pobreza, segundo o Banco Mundial.
Leia Também: França reitera pedido de perpétua para ex-comandante rebelde liberiano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com