Foi recuperada a caixa negra do navio que embateu na ponte Francis Scott Key de Baltimore, nos EUA. Os registos áudio permitiram perceber que foi efetuada uma chamada com um pedido de socorro, momentos antes de as autoridades terem suspendido a circulação em ambos os sentidos da ponte.
Segundo a Sky News, o navio de carga emitiu um pedido de socorro para alertar as autoridades de que tinha ficado sem energia momentos antes de colidir com a ponte de Baltimore. Após a chamada, as autoridades rapidamente interromperam o trânsito, em ambos os sentidos, na ponte.
"Parem todo o tráfego na ponte. Aproxima-se um navio que acabou de perder a direção. Até o controlarmos temos de parar todo o tráfego", indicou um oficial, que pediu ainda que fosse verificado que não havia "ninguém na ponte".
No áudio é possível ainda perceber que ao oficial foi dada a resposta de que já era tarde demais. Segundos depois, ouve-se "a ponte inteira caiu. A ponte inteira desabou".
O acidente está agora a ser investigado, estando as autoridades a apurar o que esteve na origem da tragédia. Recorde-se que seis pessoas foram dadas como desaparecidas e já foram considerados mortas pelo vice-presidente executivo da Brawner Builders. Todos os tripulantes a bordo do navio foram encontrados, não tendo existido relatos de feridos.
O embate entre o navio e a ponte ocorreu na terça-feira, pelas 01h30 (05h30 em Lisboa), tendo provocado o desmoronamento da infraestrutura.
Leia Também: Miguel era casado e tinha filhos. Morreu no colapso da ponte de Baltimore