Biden vai restaurar regras de proteção de plantas e animais sob ameaça

O governo do presidente Joe Biden vai restaurar as regras de proteção de plantas e animais sob ameaça, que tinham sido revertidas pelo Executivo de Donald Trump.

Notícia

© ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP via Getty Images

Lusa
29/03/2024 00:01 ‧ 29/03/2024 por Lusa

Mundo

EUA

A notícia foi avançada pela Associated Press antes do anúncio oficial, que teve acesso ao dossier antes da sua apresentação oficial.

Entre as alterações anunciadas está o regresso de uma regulação, velha de décadas, que determina uma proteção generalizada das espécies que venham a ser classificadas como ameaçadas.

Isto significa que os agentes governamentais não vão ter de elaborar planos prolongados no tempo para proteger cada espécie individual enquanto espera a declaração de proteção.

A regulação da proteção generalizada foi abandonada em 2019, no seguimento de várias alterações à aplicação da lei da proteção das espécies ameaçadas que foram reclamadas pela indústria

Esta restauração de legislação ocorre quando as extinções aceleram globalmente em resultado da perda de condições de vida e outas pressões, como o aquecimento global.

Os agentes governamentais também não vão ter de considerar impactos económicos quando decidirem se animais ou plantas precisam de proteção.

Para mais, as regras facilitam a designação de áreas consideradas críticas para a sobrevivência das espécies, mesmo que já não estejam nessas áreas.

Leia Também: EUA. Angariação de fundos com Obama e Clinton bate recorde para Biden

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas