Um macaco-cauda-de-leão, uma espécie rara, foi roubado, durante a noite do último sábado, 30 de março, de um jardim zoológico na Alemanha.
Em comunicado, o Zoológico de Leipzig revelou que a fêmea, de nome Ruma, foi levada da sua jaula, durante uma invasão "violenta" ao parque.
"Não sabemos qual o motivo do roubo, mas estamos extremamente preocupados com o bem-estar do animal, cujo cuidado adequado requer conhecimento especializado", afirmou o zoológico na referida nota, citada pela imprensa internacional.
"Esperamos sinceramente que o animal seja protegido ileso ou devolvido", acrescentou.
A polícia da Saxônia iniciou uma investigação. As autoridades revelaram que tudo aconteceu na noite de sábado para domingo, quando "pessoas desconhecidas entraram no zoológico de Leipzig e depois abriram à força o recinto do macaco".
Posteriormente, "roubaram" o animal e "fugiram do local", segundo um comunicado da polícia, divulgado esta terça-feira.
As autoridades pedem a quem tiver informações sobre possíveis suspeitos ou sobre o paradeiro do macaco que entre em contacto.
#Zeugen gesucht!
— Polizei Sachsen (@PolizeiSachsen) April 2, 2024
In der Nacht zu Sonntag gelangten Unbekannte auf das Gelände des Leipziger Zoos und öffneten gewaltsam das Gehege der Bartaffen. Anschließend stahlen sie einen weiblichen Bartaffen.
Zum Zeugengesuch der Polizeidirektion #Leipzig: https://t.co/enxvjRgrHc pic.twitter.com/paieFD4cHQ
Leia Também: Alemães celebram legalização da posse e cultivo controlado de canábis