Seis reclusos do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, processaram as autoridades alegando que querem assistir ao eclipse total que vai ser visível no país.
De acordo com a agência France-Presse (AFP), os reclusos alegaram motivos religiosos para levar o processo avante e defenderam que a sua liberdade religiosa seria violada se os serviços prisionais mantivessem encerramento do estabelecimento prisional.
"Os eclipses, como o de 8 de abril, são reconhecidos por várias religiões como acontecimentos especiais que justificam a reunião, a celebração, o culto e a oração", lê-se no pedido apresentado a apresentado a 29 de março.
Segundo o documento, citado pela AFP, os reclusos alegaram "expressamente que o eclipse de abril é um evento religioso".
Os serviços estatais explicaram, num aviso publicado na semana passada, que as visitas estavam proibidas durante o acontecimento, na área onde as instalações estão sob o 'bloqueio' da luz - assim como referiram que as instalações ficariam encerradas.
O último documento não explica por que razões as restrições estavam a ser colocadas. Nova Iorque é um dos 11 estados onde o eclipse se vai ver.
Leia Também: "Adoro astronomia". Aos 105 anos, Biser 'caça' eclipses (há décadas)