O eclipse solar total que ontem deixou parte da América do Norte às escuras foi acompanhado por todo o mundo, mas houve um sítio onde se viveu de forma (ainda) mais especial.
Foi em Russellville, no estado de Arkansas, que 350 casais 'deram o nó' às escuras e deram significado à frase de Antoine de Saint-Exupéry quando escreveu que o "essencial é invisível aos olhos", no livro 'O Principezinho'.
Estas duplas casaram no festival 'Total Eclipse of the Heart', pagando 100 dólares, cerca de 92 euros, e ficaram não só com acesso ao festival, como também tiveram direito a um celebrante e um bolo de casamento inspirado no tema do cosmos.
As imagens de vários destes casais nas celebrações foram agora conhecidas, e podem ser vistas na galeria acima.
Keegan Wright foi um dos noivos, e quando soube do evento apresentou-o logo à agora esposa: "Ela queria algo um pouco mais tradicional. Demorou um pouco, mas finalmente convenci-a a casar-se [durante] o eclipse", contou o recém-casado ao Good Morning America.
A cerimónia memorável terminou minutos antes do eclipse solar total, que pôde ser observado por todos. Segundo o casal, o eclipse criou uma fina faixa de luz à volta da lua, semelhante a uma aliança de casamento no céu.
O fenómeno raro, e que só se irá repetir daqui a 20 anos naquela região, foi visível no México, Estados Unidos e Canadá.
Este foi o primeiro eclipse total do Sol na América do Norte desde 2017. Segundo a NASA, "um eclipse solar total acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a face do Sol". O céu "vai escurecer, como se fosse anoitecer" e, se as condições meteorológicas permitirem, "as pessoas conseguirão ver a coroa solar, que geralmente é obscurecida pela face brilhante do Sol".
Leia Também: "Incrível". Este casal (e mais 350) casou-se durante eclipse solar total