Uma mulher recorreu ao Reddit para partilhar uma experiência de (quase) entrevista de emprego que teve esta semana, e os utilizadores não hesitaram em comentar o que se passou.
Segundo explica a utilizadora, em causa está uma empresa para a qual esta se candidatou, e que, em resposta, lhe pediu para realizar uma entrevista 'unidirecional' - ou seja, para que esta, numa primeira fase, se gravasse a responder a algumas questões, para o que os recursos humanos pudessem depois analisar.
A mulher decidiu não seguir com a entrevista, mas, passada uma semana, a empresa voltou a contactá-la por forma a esclarecer uma situação relacionada com a proposta. Esta respondeu-lhes explicando que se o seu processo de entrevista mudasse, ela estaria disponível a realizá-lo.
Thoughts on "one-way interviews"?
byu/confidentbut injobs
"Gostaria de saber a opinião das pessoas sobre isto. Talvez as minhas expectativas sejam demasiado elevadas, mas isto parece-me um pouco desumano. Também me pergunto se isto vai ser (ou já é) uma coisa comum", escreveu a utilizadora no Reddit.
Desde que publicou a sua 'dúvida', na segunda-feira, houve várias respostas. "Só ouvi falar sobre isto no Reddit e acho super estranho. Adorei a tua resposta e espero que tenha impacto na empresa", escreveu uma pessoa.
"Há algum tempo eu estava à procura de emprego a tempo parcial - e queriam que fizesse uma entrevista assim", contou um utilizador. "Já tive de fazer isto. Foi uma experiência má, só há uma hipótese de resposta e tinha tempo para tal, sem possibilidade de repetir. Nunca mais o vou fazer", partilhou um outro utilizador.
"É uma entrevista preguiçosa", considerou um outro. Já uma outra pessoa referiu que "as grandes empresas" estão a fazer entrevistas deste género. "É uma forma de usar a Inteligência Artificial para ver expressões e movimentos, de forma a avaliarem a sua personalidade ou emoções. Infelizmente para os trabalhadores, parece que estamos neste caminho", apontou ainda outro.
Leia Também: Homens têm taxa de emprego superior em Portugal (mas há maior equilíbrio)