Ataque iraniano. Guterres pede contenção antes de "escalada devastadora"

O secretário-geral das Nações Unidas condenou o ataque lançado no sábado à noite pelo Irão contra Israel, pedindo "o fim imediato das hostilidades" antes de uma "escalada devastadora".

Notícia

© Lusa

Lusa
14/04/2024 01:25 ‧ 14/04/2024 por Lusa

Mundo

Irão/Israel

Num comunicado divulgado esta noite, António Guterres considerou que "o ataque de larga escala lançado contra Israel pela República Islâmica do Irão" é "uma escalada séria".

"Estou profundamente alarmado com o perigo muito real de haver uma escalada regional devastadora. Peço a todas as partes envolvidas que apliquem máxima contenção para evitar qualquer ação que possa levar a grandes confrontações militares em várias frentes" no Médio Oriente, afirmou.

O responsável reiterou que "nem a região nem o mundo aguentam outra guerra".

O Irão lançou hoje um ataque com 'drones' contra Israel "a partir do seu território", confirmou o porta-voz do exército israelita num discurso transmitido pela televisão.

Numa mensagem na rede social X, a missão iraniana junto da ONU alegou que, "de acordo com o artigo 51.º da Carta das Nações Unidas sobre a legítima defesa, a ação militar do Irão foi uma resposta à agressão do regime sionista" contra as instalações diplomáticas iranianas em Damasco.

As tensões entre os dois países subiram nas últimas semanas, depois do bombardeamento do consulado iraniano em Damasco, a 01 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

[Notícia atualizada às 06h14]

Leia Também: Menino de 10 anos ferido após interceção de 'drone' no sul de Israel

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas